Due Diligence (ou diligência prévia) é a atividade que antecede o processo de fusão e aquisição ou mesmo de compra de participação acionária em uma empresa. Sua necessidade deriva do fato de que o comprador ou novo acionista precisa conhecer a real situação de uma empresa antes de tomar a decisão de comprá-la ou associar-se a ela.

Ao longo do processo de Due Diligence será executado um amplo levantamento de informações sobre a situação da empresa em todas as áreas de interesse, abrangendo processos judiciais e administrativos, certidões de diversas áreas e repartições, contratos com obrigações a vencer, cláusulas restritivas à alteração do controle, enfim, tudo aquilo que afete o ativo e passivo da organização ou justifique o contingenciamento de recursos no presente ou no futuro.

A essas informações serão somadas outras como balanços e demais dados contábeis, fiscais, financeiros e trabalhistas, o que permitirá que a decisão final, de compra ou fusão, seja tomada de modo consciente ou abortada em função da quantidade de problemas encontrados.

O escritório Sugai Sociedade de Advogados realiza serviços relacionados à Due Diligence:

  • Elaboração de pareceres e realização de auditorias legais
  • Identificar, avaliar e mitigar riscos legais antes da conclusão do negócio, em especial mediante a apresentação de forma clara e concisa das implicações da investigação realizada, dos valores e riscos envolvidos, bem como da avaliação da probabilidade e condições de materialização desses riscos
Processo direcionado de Due Diligence